Entrevista: Lucas pimenta e João Guilherme

23 de mar. de 2009
Postado por xxxKY

Entrevista concedida ao Bonelli NEWS pelos criadores do KEN PARKERBlog, Lucas pimenta e João Guilherme.



BN- Começando. Falem um pouco de vocês. Onde moram? Onde e quando nasceram? Em que trabalham?

Lucas: Eu me chamo Lucas Pimenta, tenho 25 anos. Moro em Salvador - Bahia. Sou funcionário Público. Trabalho numa escola, para a Secretaria do Estado da Bahia.

João Guilherme: Nasci em Cachoeira Paulista, Vale do Paraíba, SP. Tenho 55 anos e duas filhas maravilhosas. Já estou aposentado, mas dou uma de artista plástico para engrossar minha renda. Atualmente, moro em Mogi das Cruzes, Alto Tietê, SP.


BN- Quando começaram a ler as HQs Bonelli?

Lucas: Comecei a ler quadrinhos muito cedo. E os Bonelli entraram em minha vida aos nove anos aproximadamente, através de Martin Mystère, personagem que virei fã. Meu lado amante de história foi fisgado pelo detetive do impossível, paixão essa que mantenho até hoje, e ainda espero um blog do herói na nossa net brasileira! Durante muito tempo era só ele da Bonelli que eu lia, o restante eram os super heróis estadunidenses. Até que um dia meu pai me apresentou Ken Parker, que eu ainda, antes de olhar, deixei de lado e fui ler A história do Oeste (Epopéia Tri). Foi amor a primeira lida, e assim, dei atenção a outro western, Ken Parker, e o amor foi ainda maior. Encarei tex (já viciado em western), porém não caiu no meu gosto. Sempre me pareceu que Tex era invencível demais, e de heróis invencíveis eu já tinha o Aranha, o Superman, o Batman, que além de possuírem histórias que me agradavam, ainda pareciam mais humanos do que o ranger. Porém algumas histórias do ranger me marcaram, e eu sempre cito Chamas da guerra, como uma das poucas obras primas de Nizzi no comando de Tex!

João Guilherme: No dia em que a Vecchi lançou O Signo da Serpente, Tex nº 01 (1ª edição), no início dos anos 70. Me lembro que comprei meu exemplar em uma banca de jornal próxima do cruzamento das Avenidas São João e Duque de Caxias, o que primeiro me chamou a atenção foi o brinde, um arco e flecha de plástico, vermelho.


BN- Porque um personagem Bonelli como Ken Parker e não outro?

Lucas: Ken Parker é mais humano. Na verdade essa paixão poderia ser dividida com Martin Mystère, mas o western é o que mais me fascina na história mundial, Ken Parker é o melhor representante dos quadrinhos nesse tema.
Berardi e Milazzo apresentaram em seu quadrinho, algo até então inédito. Muito antes de Alan Moore e seu Watcheman, muito antes de Neil Gaiman e seu Sandman, Berardi e Milazzo já exploravam em Ken Parker, temas como o sonhar, personagens em situações que os forçam a serem questionados, entre outras coisas, que tornaram Ken Parker a fantástica HQ que é.

João Guilherme: Porque Ken Parker é a melhor História em Quadrinho que encontrei em toda minha vida. Berardi rompeu com tudo o que faz de uma personagem um herói ou um anti-herói; colocou um homem no Velho Oeste e contou sua história. Milazzo narrou graficamente essa saga, com a mesma sensibilidade do parceiro.


BN- Qual a melhor história que já leram do Ken Parker? Qual aconselha aos novos leitores?

Lucas: É difícil escolher uma. São tantas boas. Eu, quando não posso emprestar todas as HQ's para alguém que quer conhecer, empresto pelo menos sempre Lar doce Lar. Essa história me toca sentimentalmente mais do que o normal. É uma verdadeira poesia em quadrinhos. Ali, Berardi e Milazzo, mostraram o como amam o que fazem, foi uma verdadeira história de amor pelos quadrinhos. Você sente o calor humano emanar dos personagens, em cada página, em cada diálogo.
Então não sei dizer qual é a melhor, mais é a que mais me toca, acompanhada de perto por Chemako. E são as que primeiramente sempre indico a um novo leitor.

João Guilherme: A melhor história de Ken Parker se inicia em Rifle Comprido (Vingança, na edição da Vecchi) e termina em Faccia di Rame (Cara de Bronze), último episódio, um especial, publicado pela SBE e inédito no Brasil. Aos novos leitores recomento o que puderem ler, preferencialmente dentro das 59 primeiras edições.


BN- Como surgiu a idéia da criação do Blog KEN PARKERBlog?

Lucas: O João é o culpado! Se hoje nos encontramos nessa situação, o João é o culpado! risos. Eu, sempre, meio que solitariamente, defendia Ken Parker, na lista de discussão BonelliHQ e no fórum TexBR. Até que o João passou a fazer parte da lista, e eu já não estava mais sozinho na defesa de Chemako, e um belo dia, eis que recebo um e-mail do João, onde ele me pergunta o que achava de montarmos um blog.
Conversa vai, conversa vem, concordamos em montar um blog, desde que ele fizesse juz a personagem e seus autores. Estamos nessa luta desde então, comemoramos um ano dia 1° de janeiro desse ano, temos contado com colaborações de talentosos artistas, sempre fazendo com que o nosso blog brilhe mais e mais.

João Guilherme: O Lucas está equivocado, o Zeca, a alma de Tex, é o culpado. Eu só me deixei convencer e, claro, incapaz de tocar o barco (ou a diligência?) sozinho, recorri ao Maninho.



BN- Qual principal objetivo pretende alcançar com o KEN PARKERBlog?

Lucas: Levarmos ao maior número de pessoas, informações sobre o Ken Parker, com o respeito e dedicação que o personagem, seus criadores e seus fãs merecem.

João Guilherme:
Sinceramente, não sei. No início pensava como o Lucas, hoje, quero fazer um bom trabalho e sinto que estou bem longe disso. Sei que o KEN PARKERBlog é muito mais importante que nós dois, seus coordenadores... descobri isso em outubro do no passado, quando detonei o blog e os amigos, liderados pelo Sílvio Introvabili , se movimentaram e recuperaram aquilo que mandei para o espaço.

BN- Acha que a "blogosfera bonelliana" está bem representada?

Lucas: Para mim ainda falta ver um blog dedicado a Martin Mystère.

João Guilherme: Creio que sim, considerando que, com excessão do Blogue Português do Tex e o Blog do Zagor, todos os outros começaram em 2008, corrija-me se estiver errado. A blogosfera bonelliana ainda é muito nova, precisa mais de tempo para se solidificar.


BN- Quais Blogs Bonellianos conhecem? quais indicam?

Blog do Dampyr: http://www.dampyrhq.blogspot.com/
Blog do tex: http://texwiller.blog.com/
O seu, blog Bonelli news: http://bonellinews.blogspot.com/
Júlia, com dois excelentes blog's: http://juliahq.blogspot.com/ e http://juliakendall.blogspot.com/
Blog do Zagor: http://zagorgigante.blogspot.com/
Blog Darkwood: http://darkwood-yudae.blogspot.com/
Então, creio que não me falte nenhum, que eu me lembre de visitar constantemente.

Obrigado pela entrevista e continuem nos acompanhando no KEN PARKERBlog.

João Guilherme: O Lucas já citou os blogs. Hoje é 21 de março e quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho que vem realizando frente ao Bonelli News. Precisei fazer uma consulta sobre os últimos exemplares da edição normal do Tex italiano e consegui melhor resultado com você do que no site da SBE. Abraço.
_______________

Agradeço muito ao Lucas e ao João por ter me dado a honra dessa bela entrevista

2 comentários:

Lucas Pimenta disse...

Nós que agradecemos Kayo.

Parabéns pelo excelente blog.

Abração

epelisson disse...

Parabéns para os dois. Com certeza vocês são duas "bandeiras" na defesa e divulgação de Ken Parker. O trabalho com o ken Parkerblog é fantástico.